Arena Pantanal | Infraestrutura Urbana

Equipamentos Públicos

Arena Pantanal

Estádio de R$ 518,9 milhões que abrigará os jogos da Copa de 2014 em Cuiabá deve ser concluído em outubro e terá módulos de arquibancadas independentes e desmontáveis

Por Heloísa Medeiros
Edição 27 - Maio/2013
Com cerca de 62% das obras concluídas, Arena Pantanal finaliza montagem das arquibancadas. a previsão de entrega da arena é outubro de 2013

Um complexo multiuso para apresentações esportivas, culturais e de entretenimento: esse é o conceito da Arena Pantanal, em Cuiabá, que abrigará quatro partidas da Copa de 2014. Com cerca de 62% das obras concluídas, o estádio agora está em fase final de montagem das arquibancadas. Os pórticos de sustentação da cobertura já começaram a ser montados e estão em andamento também a construção de camarotes, áreas VIP, restaurantes, lanchonetes e instalações hidráulicas.

Com coordenação do escritório de arquitetura GCP, juntamente do Grupo Stadia, em parceria com escritório alemão GMP Architekten, especializado em arquitetura esportiva, o projeto foi concebido a partir do tripé sustentabilidade, revitalização urbana e legado. De acordo com o arquiteto Sérgio Coelho, titular da GCP, mais do que um equipamento esportivo de última geração, que atende às rígidas exigências da Federa ção Inter nacional de Futebol (Fifa), o projeto foi pensado como um equipamento público que funcionará como novo destino na cidade de Cuiabá.

Com investimento de cerca de R$ 518,9 milhões, dos quais R$ 285 milhões provêm de financiamento federal via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o restante do próprio Estado, a previsão de entrega da arena é outubro de 2013, prazo que foi revisto em acordo entre a Secopa e a construtora Mendes Jr., responsável pela obra, depois da saída da construtora Santa Bárbara do consórcio. "Depois do adiamento da data de entrega da obra, que estava prevista para dezembro de 2012, não existem grandes problemas para o cumprimento do cronograma", afirma Coelho.

Inserido em um amplo conjunto arquitetônico adequado à realidade local, a área onde se insere a Arena Pantanal ocupa cerca de 300 mil m², espaço que estava subutilizado. O projeto está sendo construído em um terreno que abrigou o Estádio Governador José Fragelli (o Verdão), próximo do Centro da capital, que teve de ser demolido. No entanto, houve reaproveitamento total de cadeiras e da cobertura metálica existente, além dos resíduos de demolição das arquibancadas e fundações de concreto, que foram britadas na própria obra e usadas no subleito de pavimentação. O aço das ferragens, por sua vez, foi enviado para reciclagem. Tais cuidados se explicam pelo fato de a Arena Pantanal ter como meta a Certificação Leed. Até agora, o projeto já foi aprovado na fase de "Design Review", pelo U.S. Green Building Council.

 

FICHA TÉCNICA

Nome oficial: Arena Pantanal/Arena Multiuso Governador José Fragelli
Custo da obra: R$ 518,9 milhões
Construtoras: Consórcio Santa Bárbara/ Mendes Júnior
Capacidade: 44.159 lugares
Ano do projeto: 2009/2010
Arquitetura: GCP Arquitetos - Sérgio Coelho (autor), Adriana Oliveira e Maurício Reverendo (coautores); Alessandra Araújo (coordenação geral e sustentabilidade); Grupo Stadia - Danilo Carvalho (coautor/arquitetura esportiva); Bárbara Fornari, Bruna Tosetto; Daniel Mariano, Danilo Cosenza, Francisco Abreu, Janaína Ortolani, Lilian Frige, Marcelo Rios; Ricardo Segantini, Sílvio Diarte, Taís Miyake e Tomás Brunoro (equipe de arquitetura GCP/Stadia); Sandra Ruiz e Shintaro Arakawa (arquitetura de interiores)
Projetos complementares Projeto básico de estrutura metálica e cobertura: Ponto de Apoio
Estrutura metálica e cobertura: Projeto Conceitual: Sinclair Knight Merz (Inglaterra)
Projeto executivo/fabricação de estrutura metálica e cobertura: Projeto Alpha
Projeto básico de estrutura de concreto: EGT Engenharia
Projeto e detalhamento/fabricação de estrutura de concreto: P&G Engenharia
Projeto de infraestrutura (terraplanagem, drenagem e pavimentação) e geotecnia: Interact Engenharia
Fluxo de multidões: SDG - Steer Davies Gleave (Inglaterra)
Design de interiores: Sandra Ruiz e Shintaro Arakawa
Engenharia de instalações: MHA Engenharia
Consultoria Leed: CTE
Consultoria em arquitetura esportiva: Stadia
Projeto de paisagismo: KMKaiser
Design de iluminação: Acenda
Projeto de sinalização: OTM
Custo do projeto básico, executivo e consultorias: R$ 12,2 milhões

FORNECEDORES

Concreto: Concremax Concreto, Engenharia e Saneamento
Aço: Arcelor Mittal Brasil
Cobertura: Entap Engenharia e Construção
Pré-moldados: Mendes Jr
Esquadrias: Guaporé Vidros
Fôrmas para concreto: Mills Estruturas e Serviços de Engenharia
Pisos de concreto: Mendes Jr
Elevadores: Thyssenkrupp Elevadores
Membrana de PVC para fechamento da fachada: Ferrari
Louças sanitárias: Deca
Porcelanatos: Eliane
Ar-Condicionado: JAM Engenharia de Ar Condicionado
Instalação elétrica: Etel Engenharia Montagens e Automação
Instalação hidráulica: Planem Engenharia e Eletricidade
Tubos: Saint Gobain
ETE: Fluir Engenharia Ambiental
Impermeabilização: Anchortec Quartzolit

Área do terreno: 307.309,51 m²
Área construída: 77.044,01 m²

NÚMERO DE VAGAS NO SUBSOLO:
Garagem coberta: 352 veículos, três ônibus e duas ambulâncias
Estacionamento externo: 2.215 vagas para o legado (evento será área de hospitalidade)
Estacionamento público geral: 6.079 vagas (somente Copa 2014)
Estacionamento para Fifa, imprensa, outros (temporários Copa 2014): 1.608 vagas
Estacionamento para ônibus: 312 vagas
Carros: 325 (seis reservadas para PNE)
Ônibus: três
Ambulância: quatro

Número de sanitários para público geral: 60
Conjuntos vasos/mictórios e lavatórios: 770
Sanitários para vips, mídia e camarotes: 24
Conjuntos vasos/mictórios e lavatórios: 134

ASSENTOS:
Público geral: 41.911
VIP: 564
VVip: 60
Camarotes: 104
Assentos em arquibancada dos camarotes: 1.624
Total: 44.159

ACESSIBILIDADE:
Locais para PCR: 130
Assentos para obesos: 157
Assentos para PMR: 157
Assentos para acompanhantes: 78

COTAS GERAIS PARA CADA NÍVEL:
00 = -5,80
10 = 0,00
20 = +5,40
30 = +9,00

 

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