1) Soluções técnicas: cobertura modular com bobinas de aço | Infraestrutura Urbana

Equipamentos Públicos

1) Soluções técnicas: cobertura modular com bobinas de aço

Por Rodnei Corsini
Edição 42 - Setembro/2014
 

O roll-on é um sistema que integra estrutura e cobertura metálicas. É composto por treliças apoiadas paralelamente na estrutura da edificação, sobre as quais são desenroladas bobinas contínuas de aço. O conjunto é montado com parafusos, sem soldas, e permite a instalação de complementos (como, por exemplo, iluminação zenital, isolamento termoacústico e ventiladores industriais). O sistema é indicado especialmente para cobertura de grandes áreas como depósitos, shopping centers, indústrias, terminais rodoviários e ferroviários, garagens, entre outros empreendimentos. O rollon é patenteado e seus componentes são produzidos em escala industrial. Veja alguns dos seus componentes e detalhes da instalação.

Ilustração: Daniel Beneventi

1. Módulo
As vigas ou treliças de aço podem ser fornecidas com revestimentos (galvanizado, zincalume ou pré-pintado). Para montagem do módulo, no nível do chão, são usados cavaletes de apoio.

1.1 Módulo primário
O módulo primário é montado por meio de travessas diagonais que unem os banzos superiores e inferiores.

1.2 Composição da viga
A montagem em solo da viga treliça é feita com a união de dois ou mais módulos primários por meio de chapas de ligação. A extensão dos módulos primários é feita para cobrir o comprimento total do vão. Ainda no nível do chão, é completada a montagem do módulo estrutural: as treliças são unidas com travessas para formar pares de vigas.

2 Preparação para a cobertura
Os pares de vigas são elevados com equipamento de transporte vertical. Os módulos são apoiados sobre as estruturas da edificação e alinhados. Com as travessas, os módulos são travados entre si. As cintas servem de apoio para as chapas metálicas roll-on.

3 Cobertura com as chapas
As bobinas em aço revestido (galvanizado, zincalume ou pré-pintado) são desenroladas sobre os módulos estruturais. Elas formam canais contínuos de condução da água, com caimentos mínimos de até 1%.

4 Acabamento e cobrejuntas
As bobinas desenroladas formam uma cobertura sem emendas, furos ou sobreposições. Para garantir o estanqueamento do sistema, há uma série de peças importantes para cobrir juntas e proteger as extremidades. A cobertura das juntas é feita com uma peça instalada sobre a justaposição dos módulos, após desenrolar as bobinas.

4.1 Acabamento nas extremidades
Para fechar as extremidades do conjunto, o sistema roll-on tem peças e chapas específicas para o acabamento da cobertura.

5 Complementos
Se for desejável ou necessário, o sistema roll-on pode ser completado com componentes como ventiladores naturais, calhas, isolamento termoacústico, passarelas técnicas para trânsito de pessoas, entre outros. Veja alguns:

5.1 Calhas
As calhas coletoras podem ser aplicadas à estrutura na parte interna ou externa do prédio.

5.2 Cobertura translúcida
Para aproveitamento da iluminação natural, o sistema admite cobertura tanto em fibra de vidro quanto em policarbonato, usados em substituição às bobinas de aço. 5.3 Isolamento termoacústico Para isolamento termoacústico, o sistema roll-on fornece dois tipos de materiais que podem atender às necessidades mais simples ou mais rigorosas (como laboratórios e câmaras frias). Em ambos os casos, as bobinas termoisolantes são instaladas de forma idêntica à bobina metálica, com o desenrolar das bobinas uma sobre a outra.

Por Rodnei Corsini
Colaboração: Marko Sistemas Metálicos

 

Veja mais:
Veja como funciona: cobertura modular com bobinas de aço

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos