Porto offshore a ser construído no Espírito Santo fará contenção das ondas com estacas-prancha | Infraestrutura Urbana

Transporte

Porto offshore a ser construído no Espírito Santo fará contenção das ondas com estacas-prancha

Por Eduardo Campos Lima
Edição 51 - Outubro/2015


A área offshore tem 84.000 m², com formato em U, no sentido da costa. É composta por um cais principal e um cais sul e liga-se à área de terra por uma ponte de 1,1 km. As áreas do cais e da ponte estão a 4 m acima do nível médio do mar, mas a altura da viga de coroamento sobre o quebramar é de até 10,5 m sobre o nível médio do mar

O terminal marítimo Itaoca Offshore, que será instalado na cidade de Itapemirim, no Espírito Santo, foi planejado para atender as iniciativas de exploração e produção de petróleo e gás nas bacias de Campos e do Espírito Santo. As embarcações de apoio a plataformas (navios supply) que o porto receberá exigem uma profundidade de cerca de 9,5 m, fator que determinou as características do projeto: uma ilha artificial a 1,1 km de distância da praia, uma ponte de acesso e a estrutura de apoio em terra.

O terminal será voltado à armazenagem e distribuição de cargas relacionadas à perfuração e à exploração de poços. 'A fase de desenvolvimento do campo é similar à montagem de uma fábrica. Posteriormente, na operação da plataforma, materiais de diferentes tipos são usados continuamente. Como as plataformas não têm espaço para armazenagem, é preciso contar com uma estrutura de atendimento próximo, que dê acesso rápido às cargas', explica Álvaro de Oliveira Júnior, diretor de operações da Itaoca Offshore.

A localização do terminal foi definida a partir de análises de mercado e critérios técnicos. 'Estamos perto da divisa entre as bacias de Campos (RJ) e do Espírito Santo, de modo que esse tipo de atendimento offshore é necessário naquela região', argumenta Oliveira Júnior. Estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) contribuíram para a escolha da área, na fase de avaliações iniciais do projeto, em 2010.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Infraestrutura Urbana

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos