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Veja como funciona a protensão de vigas pré-moldadas na construção de pontes

Por Rodnei Corsini
Edição 51 - Outubro/2015

Vigas pré-moldadas protendidas são peças de concreto tracionadas com elementos de protensão (barras ou fios, basicamente). O tracionamento tem como finalidade produzir tensões prévias em uma estrutura de concreto, melhorando sua resistência e comportamento sob as condições de carga. Na construção de pontes e viadutos, a protensão das vigas pré-moldadas permite vencer vãos maiores em comparação a modelos em concreto armado convencional. A técnica também viabiliza a redução do consumo de concreto e aço por conta do emprego de materiais de maior resistência. Os pré-moldados para a execução de vigas de pontes podem utilizar segmentos (denominados aduelas) ou vigas inteiras. O primeiro processo é mais usado para pontes de grandes vãos. Já as vigas pré-moldadas inteiras geralmente são utilizadas para vãos de até 40 m. Confira as principais etapas do processo de protensão pós-tensionada de vigas pré-moldadas inteiras.

Ilustração: Daniel Beneventi

DANIEL BENEVENTI

1. Armação da viga
A gaiola de armação de uma viga é montada em conjunto com a disposição de dutos de aço galvanizado (bainhas), por onde passam os cabos de protensão. Os elementos de protensão podem ser compostos em uma dessas três configurações: fios ou barras; feixes (no formato de barras ou de fios paralelos); ou, ainda, por cordões (fios enrolados). O cabo fica isolado do concreto por meio da bainha metálica.

2. Fôrma da viga
Para concretagem da viga são usadas fôrmas, geralmente metálicas, montadas a partir de painéis que envolvem a gaiola de armação. O tipo de seção transversal adotado nas vigas pré-moldadas depende de diversos fatores: tipo de protensão escolhida, equipamentos utilizados para transporte e movimentação, local de execução (fábrica ou canteiro) etc. As seções em 'I' são as mais utilizadas para vãos a partir de 15 m - e, principalmente, para vigas executadas no canteiro.

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