Soluções técnicas: dispositivos de segurança viária | Infraestrutura Urbana

Transporte

Soluções técnicas: dispositivos de segurança viária

Instalados no entorno das pistas, sistemas amortecem impactos e protegem usuários

Por Rodnei Corsini
Edição 52 - Novembro/2015
 

Dispositivos de segurança viária são elementos projetados e instalados ao longo de vias, interseções, ramos e acessos. Seus principais objetivos são reter, manter ou redirecionar veículos desgovernados nas rodovias; evitar ou dificultar a interferência de um fluxo de veículos sobre o fluxo oposto; e, ainda, evitar que pedestres transponham locais sem segurança.

Os dispositivos de contenção são os principais sistemas para segurança viária. São sistemas compostos por elementos confeccionados em material flexível, maleável, semimaleável ou rígido, para proteger pessoas e minimizar danos em caso de colisões. Entre os diversos modelos de barreiras de contenção, um dos mais comuns é a defensa metálica.

O projeto de um sistema de segurança viária deve ser previsto desde o projeto básico, sendo detalhado no projeto executivo. No projeto básico são definidas a concepção e a macrolocalização dos principais dispositivos - com base nisso, avalia-se as quantidades de tais elementos. Já no executivo, os elementos de segurança são detalhados para permitir a sua implantação correta, com indicação precisa das suas localizações correspondentes. Um projeto de segurança viária depende de fatores como a velocidade de tráfego na via, os tipos de veículos circulantes, o volume médio de tráfego, além de questões como o grau angular do trajeto da via e o espaço existente entre os dispositivos de contenção e os itens a serem protegidos.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Infraestrutura Urbana

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos