Saiba mais sobre o uso de geogrelha e geotêxteis no reforço de solos de maciços | Infraestrutura Urbana

Fundações e Contenções

Tecnologia

Saiba mais sobre o uso de geogrelha e geotêxteis no reforço de solos de maciços

Geossintéticos praticamente aumentam a resistência à tração do solo

Gustavo Coltri
Edição 58 - Maio/2016

Os geossintéticos são produtos industrializados com características e composições diversas. Eles se caracterizam pela presença de polímeros em sua fabricação e podem ser encontrados no mercado como tiras, mantas ou estruturas tridimensionais. Por outro lado, têm muitas funcionalidades, entre as quais se destacam a separação de solos, obras de drenagem, contenção de fluidos e gases, controle de erosões e reforço de pavimentos, além de reforços de solos de maciços e estabilizações de taludes de aterros e de cortes em terrenos naturais.

DIVULGAÇÃO: BRUGGER ENGENHARIA
Por ter estrutura vazada, geogrelha tem boa ancoragem no solo e maior aceitação nas obras

A norma técnica ABNT NBR ISO 10.318:2013 - Geossintéticos - Termos e Definições reúne os termos relativos às funções, produtos e propriedades, bem como os símbolos aplicáveis a esses produtos. O texto brasileiro é idêntico à norma internacional ISO 10.318:2005 - Geosynthetics - Terms and definitions. E, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), há outras 12 normas que se referem ao tema, orientando, por exemplo, ensaios laboratoriais com os produtos.

No reforço de solo, os geossintéticos mais utilizados são as chamadas geogrelhas e, em menor escala, os geotêxteis tecidos, de acordo com o especialista Paulo José Brugger, sócio-diretor da Brugger Engenharia. 'Ambas as soluções trabalham tracionadas. A geogrelha fica mais bem ancorada no solo por ter malha aberta, embora o geotêxtil tenha a mesma função.' Ele diz que, em aplicações com o objetivo de reforço, é importante que os produtos tenham grande resistência e baixa deformação.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Infraestrutura Urbana

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos