Produção em série dos módulos de concreto pede rigor no içamento e posicionamento das peças. Conheça a barreira utilizada na Tamoios | Infraestrutura Urbana

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Produção em série dos módulos de concreto pede rigor no içamento e posicionamento das peças. Conheça a barreira utilizada na Tamoios

Dirceu Neto
Edição 72 - Julho/2017
Vista do perfil da peça pré-moldada de concreto. A conexão dos módulos é feita por estrutura metálica

 O QUE É 

Estrutura de aço garante a resistência à tração dos módulos de concreto

A barreira pré-moldada NJ100, amplamente utilizada na Rodovia dos Tamoios, não tem sido mais fabricada pela Segurvia. O produto que a substitui agora é o Segur ET100. Segundo explica Eduardo Di Gregorio, diretor da empresa, são modelos parecidos, mas o perfil de rolagem embaixo da estrutura é diferente devido a um aperfeiçoamento após crash testes realizados na Itália. 'Esse produto novo tem a função de mover a roda, projetando o veículo sobre a estrutura e o redirecionando novamente para a pista', afirma o diretor. O Segur ET100 é formado pela mesma estrutura que o NJ100: concreto pré-moldado de alto desempenho na quantidade de 1,5 m³ e 117 kg em barras de aço, o que dá um peso total de 3.700 kg. O componente tem 1 m de altura e 6,20 m de comprimento. A parte superior possui 0,15 m de largura e a base tem 0,62 m de largura, conferindo à estrutura um formato de uma letra T ao contrário. Cada módulo possui quatro passagens de água para drenagem da via.

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