Ministro inaugura novo trecho da transposição do Rio São Francisco, em Pernambuco | Infraestrutura Urbana

Saneamento

Notícias

Ministro inaugura novo trecho da transposição do Rio São Francisco, em Pernambuco

Comportas foram abertas para a chegada da água no primeiro reservatório do Eixo Norte, em Tucutu

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
13/Setembro/2017

Na última segunda-feira (11), o ministro da Integração Nacional do Brasil, Helder Barbalho, inaugurou o novo trecho do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, abrindo as comportas para a chegada da água no primeiro reservatório, o Tucutu, na cidade de Cabrobó, em Pernambuco. O local fica a sete quilômetros da primeira estação de bombeamento (EBI-1).

Divulgação: Ministério da Integração Nacional

O Eixo Norte terá investimento total de R$ 132 milhões em 140 km e passará pelos municípios de Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante, em Pernambuco e a cidade de Penaforte, no Ceará, beneficiando cerca de 7,1 milhões de habitantes em 223 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, sendo 4,5 milhões na região Metropolitana de Fortaleza.

Em Cabrobó, há equipes técnicas do ministério para realizar o acompanhamento dos serviços da EBI-1. Com capacidade de elevar a água a 36 metros, a estação de bombeamento é responsável por impulsionar as águas do rio pelos 43,9 km à frente até o reservatório de Terra Nova, no mesmo município. A expectativa é que o enchimento das estruturas seja finalizado em até 15 dias.

O Eixo Norte conta com três estações (EBI-1, EBI-2 e EBI-3) ao longo de 260 km, que juntas, irão impulsionar em 181 metros acima do nível do São Francisco.

O projeto segue avançando para a Paraíba e para o Rio Grande do Norte e, segundo o Governo Federal, terá chego até janeiro de 2018 no município de Jati. "A previsão é de que até o final do primeiro semestre de 2018 as águas estejam na última estrutura do Eixo Norte em direção ao estado potiguar", comentou Barbalho.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos