Obras da primeira etapa do Eixo Norte do Projeto São Francisco serão aceleradas | Infraestrutura Urbana

Saneamento

Notícias

Obras da primeira etapa do Eixo Norte do Projeto São Francisco serão aceleradas

Vistoria do ministro Helder Barbalho no trecho entre Penaforte e Jati verificou a retomada das atividades após assinatura da ordem de serviço

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
10/Julho/2017

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, inspecionou na última sexta-feira (7) as obras da primeira etapa (1N) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, no trecho entre o município de Penaforte e o reservatório de Jati, no Ceará. A ordem de serviço desse trecho foi assinada pelo Governo Federal no dia 20 de junho.

Arquivo/Agência Brasil

"Continuaremos a todo vapor avançando e cobrando da empresa que cumpra com os prazos, que agilize diversas frentes de serviço, que permitam a aceleração deste cronograma", comentou o ministro após a vistoria, além de relembrar que o prazo para finalização da obra é de janeiro de 2018.

As operações da primeira etapa foram iniciadas na última semana, após a efetivação de alguns profissionais. Espera-se que até agosto sejam contratados 500 trabalhadores para as obras no trecho.

"[A obra] representa a transformação da vida das pessoas. Representa o sonho sonhado por milhares de cearenses. Com a expectativa da entrega dessa obra, vão viver um novo tempo, com água de qualidade para o consumo humano e para a produção", comentou o ministro.

As obras do 1N do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco terão investimento de R$ 132 milhões nos 140 km que passarão pelos municípios de Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante, todos em Pernambuco, até a cidade cearense de Penaforte. Os serviços são executados pelo consórcio Emsa-Siton, que possui um contrato avaliado em R$ 516,8 milhões com o Governo Federal - anteriormente essa obra era de responsabilidade da Mendes Júnior.

Ao total serão atendidos 7,1 milhões de habitantes em 223 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, sendo 4,5 milhões na região Metropolitana de Fortaleza.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos