SAAE inicia frente de trabalho para contenção de alagamentos em Sorocaba | Infraestrutura Urbana

Saneamento

Notícias

SAAE inicia frente de trabalho para contenção de alagamentos em Sorocaba

O sistema implementado pela prefeitura consiste em bacias de contenção, que armazenam água da chuva

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
20/Outubro/2016
SAAE Sorocaba

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município de Sorocaba iniciou nesta semana uma nova frente de trabalho nas obras do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do Córrego Água Vermelha. A ação baseia-se na implementação de mais uma galeria celular de concreto armado, que deve eliminar "pontos de estrangulamento" das águas do córrego e, por conseguinte, diminuir os alagamentos na cidade.

Além dessa galeria, a obra prevê outras cinco, das quais duas já estão finalizadas nas ruas Padre José Carlos Simões e Abraham Lincoln. As demais estarão localizadas nas ruas Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Garcia Redondo e terão 45 m e 24 m de extensão.

A equipe do RDC vem trabalhado no encontro das ruas Washington Luiz e Barão do Rio Branco, onde serão instaladas sob as pistas, aduelas de concreto de 6 m de largura por 2,5 m de comprimento, em uma extensão de 30 m. A intervenção tem conclusão prevista para 20 dias.

No início desta semana, também foi realizada a última etapa de concretagem das paredes internas da estrutura de controle de vazão do RDC, que será responsável pela drenagem gradativa das águas armazenadas em dias de chuvas intensas.

Detalhes

O RDC Água Vermelha faz parte de um conjunto de obras que inclui duas bacias de contenção para a eliminação de pontos de alagamento na cidade de Sorocaba. Entre os pontos contemplados estão os cruzamentos da Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Washington Luiz com Comendador Pereira Inácio e Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad. A obra tem área total de 42.650 m² e abrange os bairros Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador.

Durante um determinado tempo, o sistema de drenagem funciona mediante a contenção das águas pluviais por bacias. Quando o nível máximo de contenção é atingido, inicia-se o processo de escoamento gradativo da água, por um sistema extravasador.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos