Estação Eucaliptos da Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo está 30% concluída | Infraestrutura Urbana

Transporte

Notícias

Estação Eucaliptos da Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo está 30% concluída

Obras civis brutas estão em andamento numa área de mais de nove mil m² e a 30 metros de profundidade

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
19/Novembro/2014

A Estação Eucaliptos da Linha 5 - Lilás do Metrô, que ligará o Capão Redondo à Chácara Klabin, em São Paulo, está com 30% da obra civil bruta concluída. Localizada no bairro de Moema, no eixo entre as avenidas Ibirapuera, Cotovia e Rua Professor Levy de Azevedo Sodré, a plataforma subterrânea tem área de 9.325 m² em construção a 30 metros de profundidade.

Está em andamento o serviço de fixação das 12 vigas do mezanino inferior, por onde devem circular 18 mil pessoas por dia quando a estação começar a operar. Cada viga pesa 250 toneladas, e já foram instaladas cerca de 60%. Também estão sendo construídos os dois acessos, localizados nas avenidas dos Imarés e Cotovia.

O método construtivo de escavação utilizado nas obras, executadas pela Tiisa, é o Vala a Céu Aberto (VCA), que consiste na abertura de valas de grandes dimensões e construção de paredes laterais de contenção, para que depois sejam construídas estruturas internas como paredes, lajes e pilares.

Já para a construção dos túneis de ligação de acessos e de saídas de emergência será usado o método Túneis Mineiros, conhecido como NATM, que permite a construção de túneis subterrâneos de grandes dimensões para a abertura de várias frentes de trabalho na obra.

Quando pronta, além do sistema de portas nas plataformas de embarque de passageiros, a estação terá cinco elevadores, 13 escadas rolantes e sistema de vigilância eletrônica por câmeras.

A Linha 5-Lilás está sendo expandida entre a Estação Adolfo Pinheiro e a Chácara Klabin, com novos 11 km de extensão e dez estações: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos