Ministério de Minas e Energia instala sistema de energia solar em sua sede em Brasília | Infraestrutura Urbana

Energia

Notícias

Ministério de Minas e Energia instala sistema de energia solar em sua sede em Brasília

Próximos a utilizarem o modo de geração de energia serão os Ministérios da Educação e da Defesa

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
18/Novembro/2016

Foi inaugurado na última quinta-feira (17) o sistema de geração de energia distribuída solar fotovoltaica no edifício-sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, no Distrito Federal. São 154 painéis solares (1,0 x 1,64 m) fornecidos pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e seus associados, ou seja, sem a utilização do orçamento do Governo Federal.

Com a implementação, o MME passa a compensar parte da eletricidade consumida a partir de geração própria, por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica. A potência de geração da mini usina é de 69 kW, ou 60 kWp (quilowatts pico), o que representa cerca de 5% a 7% do consumo do edifício, ou cerca de 23 residências de uma família média brasileira.

A energia que sobrar, como aquela gerada em finais de semana e feriados, será entregue à distribuidora elétrica local. Esse crédito poderá ser utilizado em até 60 meses, conforme as regras aplicadas aos sistemas de geração distribuída.

Calcula-se que a medida evitará a emissão de 6,4 toneladas de CO2 por ano na atmosfera, o que contribui para o cumprimento das metas assumidas pelo Brasil na COP 21, no final de 2015. Na ocasião, o país comprometeu-se a expandir o uso doméstico de energia gerada por fontes renováveis, além da energia hídrica, para ao menos 23% da matriz elétrica, até 2030.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, ainda acrescentou que os Ministérios de Educação e da Defesa devem ser os próximos a adotar a medida.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos