Regulamento de Inspeção de Projeto e Obras de Infraestrutura entra em consulta pública | Infraestrutura Urbana

Leis & Normas

Notícias

Regulamento de Inspeção de Projeto e Obras de Infraestrutura entra em consulta pública

Objetivo é melhorar a qualidade e a confiabilidade dos serviços realizados por organismos acreditados ou designados pelo Inmetro

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
20/Junho/2017
Shutterstock

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) colocou em consulta pública, por meio da Portaria nº161 de 9 de junho, o Regulamento de Inspeção de Projetos de Engenharia e Obras de Infraestrutura. O objetivo é melhorar a qualidade e a confiabilidade desses dois serviços realizados por organismos acreditados ou designados pelo órgão.

De acordo com o regulamento, a inspeção deverá avaliar a aderência ao resultado esperado e verificar o cronograma e o CAPEX (orçamento) do projeto. Já a etapa de obras tem que ser realizada seguindo os prazos de execução e os valores dispendidos, mas também é preciso realizar o monitoramento de quesitos essenciais para a conclusão e andamento do trabalho.

Já a Política de Inspeção Acreditada será responsável pelo sistema de confiabilidade com atuação de organismos independentes e com capacidade técnica que será disponibilizada ao mercado de infraestrutura, visando a melhora da execução dos empreendimentos, além de igualar interesses e expectativas dispostas nos contratos de parcerias.

A iniciativa da consulta pública tem origem do Termo de Cooperação Técnica nº8/2017, assinado pela Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) e pelo Inmetro, que visa a implantação de políticas de inspeção de projetos de engenharia e de obras de infraestrutura.

Sugestões podem ser enviadas até dia 10 de agosto, clicando aqui.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos